Você está visualizando atualmente Com monitoramento da MPK Agrotech, Cigarrinha do milho deixa de ser problema para produtor de milho verde de Francisco Alves – Paraná.

Com monitoramento da MPK Agrotech, Cigarrinha do milho deixa de ser problema para produtor de milho verde de Francisco Alves – Paraná.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Destaques

O Plantio de milho sobre milho vem sendo considerado um dos grandes fatores de propagação da cigarrinha do milho, entretanto, em Francisco Alves, próximo à Guaíra, Estado do Paraná, um pequeno produtor de milho verde e pamonha que estava quase abandonando a produção, agora está produzindo milho sem perder o sono com ataque da cigarrinha do milho.

Para manter sua produção de milho verde, o Sr. João Luis plantava milho a cada 8 dias e o que é pior, sempre milho sobre milho, ou seja, trabalhava com o pior cenário possível quando o assunto é cigarrinha do milho (Daubulus Maidis), pois sempre tinha condições perfeitas para a subsistência e proliferação do inseto.

Não deu outra. Suas lavouras foram literalmente um “prato cheio” para o ataque da cigarrinha do milho, que infestou suas plantações a ponto de o Sr. João Luis pensar em desistir da atividade, pois não conseguia controlar a praga, mesmo com aplicação de inseticida a cada 3 dias, como recomendavam os técnicos.

Tudo começou a mudar em 2020, com a visita de técnicos da MPK AGROTECH, empresa especialista no monitoramento e controle de doenças da soja e do milho, que ao avistar um milho fora de época às margens da rodovia, decidiram parar para coletar amostras, pois percebia-se a infestação por cigarrinha do milho.

Constatada a infestação, os Técnicos da MPK AGROTECH procuraram o proprietário da lavoura com a proposta de um monitoramento para o controle da Cigarrinha e demais pragas e doenças do milho do Sr. João Luiz.

Este acompanhamento completou cerca de um ano agora em junho, com mais de 20 plantios de milhos suscetíveis, os resultados foram além do esperado, como pode ser visto no testemunho do próprio Sr. João Luiz:

Após quase desistir da atividade, produtor de Francisco Alves / PR consegue controlar a cigarrinha do milho e seguir com seu plantio de milho sobre milho a cada oito dias.